O upcycling não é uma prática nova porém recentemente tem ganhado mais atenção, devido às técnicas sustentáveis e ambientalmente corretas que promove. Esta prática consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados. Isso tudo alinhando criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original.
Esta prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões e aterros sanitários. Além disso, diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para a geração de novos produtos.
Por exemplo, no caso do plástico, significa menos petróleo explorado; menos árvores derrubadas, no caso da madeira; e, no caso do metal, menos mineração. O upcycling também envolve uma economia significativa de água e energia, usadas tanto na exploração dos recursos naturais como, em menor escala, na reciclagem.
Como o upcycling é utilizado em diferentes áreas:
Na moda: Estímulo aos clientes não comprarem além do necessário, investindo em roupas que duram vários anos. Além ainda do reaproveitamento de roupas para criação de novas.
Móveis e decoração: Dar uma nova utilidade para móveis e peças de decoração, através do reaproveitamento, customização e criatividade.
Nas indústrias: Algumas organizações já utilizam resíduos de plásticos, borrachas, madeiras, papel para criar novos produtos.
0 comentários