ESG: entenda como funciona esta nova tendência

28/07/2023 | 0 Comentários

O ESG vem de um termo em inglês, Environmental, Social and Governance. Esta sigla diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas. Venha entender mais sobre o ESG abaixo.

O ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização. É uma maneira de mensurar se a empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis, norteada por três princípios básicos

Environmental = Ambiental

O critério ambiental inclui exigências nesse campo, como a gestão de resíduos; política de desmatamento (caso aplicável); uso de fontes de energia renováveis pela empresa; posicionamento da empresa em relação a questões de mudanças climáticas. Além disso, o critério ambiental pode também se estender ao controle exercido pela empresa em terras que possui, se há ações para melhorar e preservar a biodiversidade, por exemplo.

Social

Aborda a dimensão social, que envolve questões como justiça social, diversidade e inclusão. As empresas devem se preocupar com os direitos humanos, condições de trabalho justas e seguras, igualdade de oportunidades e envolvimento com as comunidades, estendendo-se além dos funcionários, abrangendo também a relação com fornecedores.

Governance = Governança

Busca entender se a gestão executiva e o conselho administrativo atendem aos interesses das várias partes interessadas da empresa, como funcionários, acionistas e clientes. Algumas questões avaliadas são: transparência financeira e contábil; relatórios financeiros completos e honestos; remuneração dos acionistas, entre outros.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *