Conheça os biomas brasileiros

01/08/2022 | 0 Comentários

O termo Bioma é de origem grega, Bio significa vida e Oma traduz-se para grupo, mas o conceito só foi criado em 1916 por Clements, utilizando como sinônimo para comunidade biótica de Möbius. Com o tempo surgiria a definição atual, que segundo o IBGE é, um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes, e que, historicamente, sofreram os mesmos processo de formação de paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

Abaixo, te apresentaremos os biomas presentes no Brasil.

Mata Atlântica – A Mata Atlântica abrange toda a costa lesta, nordeste, sudeste e sul do Brasil, expandindo ao Paraguai e Argentina. É responsável por ocupar 13,04% do território nacional, sendo constituida principalmente por florestas ombrófilas e estacionais, com cerca de 17 mil plantas conhecidas. É também a floresta com maior extensão latitudinal do planeta, tendo uma variação climática que vão do extremo sul ao tropical úmido e semiárido no nordeste, a vegetação varia conforme latitude e altitude.

Pampa – O Pampa, também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, corresponde a 2,07% do território nacional, sendo composto principalmente por vegetação campestre, com mais de 2,8 mil plantas nativas. Os Pampas na América do Sul atravessam o Brasil, Uruguai e a Argentina. No Brasil, o Pampa está restrito ao Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho. Há grande riqueza de espécies herbáceas e várias tipologias campestres, compondo em algumas regiões integradas com a floresta de araucária.

Caatinga – A Caatinga abrange 9,92% do território nacional, constituída principalmente por savana-estépica. É um bioma exclusivamente brasileiro com 5 mil espécies de plantas nativas. É formado basicamente por plantas adaptadas às condições do clima semi árido, predominante no sertão nordestino. Durante o período seco, grande parte das plantas perdem suas folhas, com o retorno das chuvas as folhagens voltam a brotar, surgindo as flores.

Cerrado – O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, ocupando toda a região do Planalto Central Brasileiro. Estende-se do litoral do Maranhão, ao norte do Paraná, correspondendo a 23,92% do território nacional, sendo constituído principalmente por savanas. É caracterizado pelos períodos climáticos bem definidos entre calor e chuva, apresentando estações bem definidas, com o clima tropical sazonal. Possui desde campos limpos desprovidos de vegetação lenhosa, até cerradões, formação arbórea densa. Esta região é permeada por matas ciliares e veredas que acompanham o curso d’água. É considerada a savana mais rica do planeta, com 12 mil espécies de plantas nativas.

Amazônia – A Amazônia abrange 49,29% do território nacional, ocupando quase toda a Região Norte do país, se estendendo também ao Peru, Venezuela, Bolívia, Guiana, Equador, Suriname, Colômbia e Guiana Francesa. Também detém a maior formação florestal do planeta, a Floresta Amazônica, condicionada pelo clima equatorial úmido, equivalente a 35% das áreas florestais do planeta, qual abrange uma grande variedade de tipologias vegetacionais, desde florestas ombrófilas densas até campos, tendo mais de 13 mil plantas conhecidas.

Pantanal – O Pantanal, o menor bioma nacional se encontra nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocupando 1,76% do território nacional, sendo constituído pela savana-estépica alagada em sua maior parte. O Pantanal Mato-grossense é a maior planície de inundação contínua do planeta, coberta por vegetação predominantemente aberta. Grandes terrenos arenosos, formam a maior parte desse bioma, que não possui vegetação homogênea, tendo um padrão diferente de flora de acordo com o solo e altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, áreas de pastagem natural, já em altitudes maiores, o clima é árido e seco, tornando a paisagem parecida com a Caatinga.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.